Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - sexta-feira, 26 de junho de 2026

Estados Unidos bombardearam alvos iranianos no Estreito de Ormuz. Trump disse que houve "violação tola" do cessar-fogo acordado

Sexta 26/06/26 - 18h17

Os Estados Unidos realizaram bombardeios contra alvos iranianos na região do Estreito de Ormuz nesta sexta-feira, dia 26 .

A ação ocorreu após o presidente Donald Trump acusar o Irã de violar o cessar-fogo ao atacar embarcações comerciais na região .

Segundo o Comando Central das Forças Armadas dos EUA, os ataques atingiram depósitos de mísseis e drones iranianos, além de equipamentos de radar na costa sul do país .

A ação é a primeira desde a assinatura do acordo de paz inicial entre os dois países, no dia 17 de junho .

Horas antes, Trump afirmou em sua rede social que o Irã lançou ao menos quatro drones de ataque contra navios que atravessavam o Estreito.

Um dos drones teria atingido o convés de um navio de carga, enquanto os outros três foram derrubados pelas forças americanas .

Trump classificou o episódio como uma "violação tola" do acordo de cessar-fogo .

A mídia estatal iraniana informou que um projétil atingiu a área próxima a um píer na cidade de Sirik, no sul do país .

Pouco depois, a Guarda Revolucionária do Irã ameaçou responder de maneira "rápida e decisiva".

Teerã, porém, não assumiu oficialmente a responsabilidade pelo ataque ao navio, afirmando apenas que embarcações não deveriam navegar por rotas alternativas às autorizadas pelo país no estreito .

O fluxo de exportações pelo Estreito de Ormuz havia começado a se recuperar após o acordo de paz, mas a ONU anunciou a suspensão da operação de retirada de navios retidos na região .

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais